quarta-feira, 8 de novembro de 2006

A elite brasileira

Fico impressionado com a falta de sensibilidade dos mais poderosos. Com a divisão de dois Brasis nesta eleição, a nossa elite finalmente mostrou a cara. Deixou de passar a imagem de perfeitos, que são bons e honestos. O que vimos foi uma enxurrada de e-mails, mensagens, conversas e comentários racistas, classistas e mostrando claramente que há medo em que as diferenças diminuam neste país.

A elite fala das coisas e das pessoas do Brasil com um nariz torcido, dizendo que o brasileiro comum é um ser inferior, sujo, bandido por natureza e desonesto. Ora, ora... A elite também é brasileira, nasceu aqui, tem a mesma carteira de identidade e certamente ajudou com suas safadezas educadas de deixar o país na situação que está hoje. Molhando a mão de um guarda, sonegando uma informação para o Imposto de Renda, tirando uma vantagem por ser amigo ou parente de alguém conhecido. Quantos não têm histórias de passar algo na alfândega com a conivência de um fiscal ou ter algum tipo de privilégio em filas bancárias e outras coisas parecidas.

E agora eles fazem uma cara de que tudo está perdido, que o Brasil está na mão de uns bandidos, que não existe mais integridade e por aí vai...

Todos nós somos responsáveis pela nossa triste realidade. Não está certo dizer que "este povo merece este governo", como se a elite não fizesse parte da população.


Um comentário:

Anônimo disse...

É isso aí. A verdade é que a nossa elite é a grande responsável pela desigualdade absurda que existe neste país tão rico.