quarta-feira, 8 de novembro de 2006

Cabala

Ou Kabbalah.

Estou fazendo um curso sobre este tema. Bom o que dizer... Cabala quer dizer receber.

Não serei crítico, tenho muitos pensamentos sobre o que aprendo, mas basicamente é um reaprendizado das coisas essenciais da vida. Saber que temos um lado bom e um lado ruim, como perceber isso e atuar da melhor forma possível. Para quem faz terapia, como eu, não é nenhuma grande descoberta, mas nunca é demais rever certas verdades.

Os cabalistas nos ensinam que nós podemos receber, mas também temos a necessidade de dar. De ser pró-ativo, pois isso nos faz ser merecedor do que recebemos. Ou seja, quando ganhamos algo temos que sentir-nos merecedor deste prêmio, caso contrário estaremos comendo o "pão da vergonha". Não nos sentimos merecedores do que ganhamos.

Hoje a aula tratou do tema das nossas ações, muitas vezes temos o impulso de reagir a algo que nos acontece de maneira negativa. Quer dizer, temos o "satan" dentro de nós e ele nos faz reagir desta forma e então terminamos fazendo algo ruim, tipo repetir um vício, colocar a culpa em outro, etc... Está tudo dentro de nós mesmos.

Basicamente, tenha mais cuidado com seus atos, pense antes, pois agindo da forma positiva você estará recebendo energia positiva e assim acumulando pontos a seu favor.

Minha mãe me dizia exatamente isso quando eu era pequeno. Na próxima semana escrevo mais.

Nenhum comentário: