domingo, 12 de novembro de 2006

Favelas

O Rio de Janeiro é rodeado por favelas. Acredita-se que a favela é lugar de gente pobre e que elas são todas iguais. Veja os três dogmas apontados pela sociólga Lícia Valladares, que está fazendo bastante sucesso entre sociólogos franceses.

1 - Dogma da Especifidade - não há estudos comparativos do perfil social dos moradores de favelas com moradores de outras áreas, o que existe é apenas a comparação da favela com os não-favela. Como as favelas tem características geográficas únicas acha-se que o estilo de vida é diferente dos que não moram em favelas.

2 - Dogma da favela como território de pobreza - a idéia de que os pobres moram nas favelas não é mais verdade, pois o custo da moradia já não é mais barato, há diferentes segmentos sociais dentro das favelas e uma expansão de diplomas universitários.

3 - Dogma da unidade - as favelas não são iguais, há diferenças importantes entre as favelas. Não existe "favela carioca", mas sim favelas, e cada uma com características próprias. Já são 100 anos de favelas.

Os dogmas ainda são usados por grande parte dos políticos, mídia e pelas próprias associações de moradores. Para manter as verbas as ONGs internacionais ainda utilizam essas bandeiras.

A realidade é que o perfil das favelas mudou. Não é mais um lugar tão exótico, porém esse exostismo ainda atende muitos interesses.

Vale ler a entrevista da socióloga Lícia Valladares feita por Carla Rodrigues - No Mínimo. Ela tem um bom estudo que contesta uma série de pesquisas sociológicas sobre as favelas cariocas. Vale a pena ler.

Nenhum comentário: