quarta-feira, 7 de março de 2007

Cidade de Deus - Praça XV

Tenho uma faxineira quinzenal que mora na favela do Rio das Pedras. Aquela que teve um incêndio ano passado. Ela foi uma das que perdeu tudo.

Disse-me que o local do incêndio já está quase todo construído, mas pelos comerciantes da favela. Ela, que perdeu sua casa, passou a pagar aluguel para um outro "empresário" da comunidade.

Disse que além disso paga uma taxa de luz sem nunca ter visto uma conta. Também paga a TV à cabo, pois sem o cabo não há sinal de nenhum canal.

Bom, mas o que realmente está pegando é o transporte. Para chegar em Copacabana existe apenas uma linha, a 750 da Transporte Futuro Ltda e Redentor. O problema é que o horário deste ônibus é das 05:00 às 07:30, saindo de 30 em 30 minutos. O que acontece é que o ônibus sai completamente lotado e os usuários têm de sair muito cedo. Quem não consegue acaba pegando uma van, que custa R$ 4,00, o dobro do preço do ônibus.

Liguei para a empresa e fiz uma reclamação formal do horário, dizendo que ninguém deve ficar condicionado a um horário específico para se locomover. As linhas urbanas devem ser regulares, é assim em quase todas.

Também disse para a Nice, este é o nome dela, que junte mais pessoas e liguem para a empresa, pois se ninguém reclamar eles fingem que não existe nenhum problema.

O revoltante desta história é que o pobre sempre paga mais caro. A prefeitura finge que não há problema porque quem está ganhando com isso é a máfia das vans. E o pobre paga o pato.

O telefone da empresa Transporte Futuro e Viação Redentor para reclamações é: 2445 0004, não consegui acessar o site.

3 comentários:

i disse...

Depois a sociedade estranha que as comunidades vivam num Estado paralelo, comandado por chefes locais. E fica chocada ao descobrir das milícias e quadrilhas... a gente deve ser mesmo muito otário...

Peter Cordenonsi disse...

Obrigado pelo comentário.

Infelizmente as coisas neste país funcionam muito mal. A população mais carente não tem o costume de reclamar, pois acha que merece isso mesmo e vai dando seu jeito, mas chega uma hora que a paciência esgota e a coisa explode.

Anônimo disse...

poderiam colocar mais horario do onibus cidade de Deus praça xv serviria melhor a população q trabalha em copacabana por favor pensem nisso.