terça-feira, 6 de março de 2007

Os envenenados pela mídia

Ontem assisti no Roda Viva, da TV Cultura, a entrevista com a Governadora do Rio Grande do Sul, Yeda Crusius.

Ela passava a idéia de uma mulher segura e determinada, mas quando começaram a comparar os governos do PSDB e do PT, a coisa desandou. Me pareceu que ela estava nitidamente envenenada com dados viciados. Isso aconteceu quando alguém comparou o crescimento do governo Lula com o do FHC, dizendo que tinha sido igual. Ela, irritada, disse que o governo FHC passou por várias crises "fortíssimas" internacionais, chegou a dizer que a União Soviética caiu durante o governo tucano.

O Rio Grande do Sul é um estado peculiar, teve um governo do PT, depois dois do PMDB e agora é o PSDB que governa. É um estado endividado, com défict alto e sem recursos. E eu que pensava que era um dos mais ricos do Brasil.

Bom, mas onde está a mídia nesta história. A verdade é que o RS tem um grupo muito forte de mídia, a RBS, e que foi totalmente contrário ao governo PT. Com isso foram envenenando a população gaúcha com notícias contrárias e maldosas, mais ou menos como a revista Veja vem fazendo com o governo Lula. Conheço vários gaúchos que têm ódio ao PT. Não sei muito bem se o governo lá foi tão ruim assim, mas vale lembrar que Porto Alegre foi governada por 12 anos pelos petistas e tem uma qualidade de vida muito boa.

Voltando a governadora, o que pude ver é que ela está governando um estado falido, cheio de problemas, que já está a 8 anos sendo gerido pela oposição ao PT e ainda assim ela tenta colocar a culpa de todo o fracasso nas costas do PT.

Uma diferença muito grande da postura do governador do Rio de Janeiro, Sérgio Cabral, quando entrevistado neste mesmo programa. Ele mostrou-se cheio de boas intenções e sem problemas de ter apoio de quem for para o bem do RJ, seja o PT, PSDB, PMDB, PFL ou qualquer outro. Já a governadora do RS tinha uma postura um tanto raivosa para com o governo federal. Acho que assim vai ser difícil que consiga tirar o RS do buraco.

Pelo visto a grande mídia local, a RBS, conseguiu o que queria e afastou o PT do poder gaúcho, só não consegui fazer com que o RS voltasse a crescer. É uma pena que a governadora esteja envenenada pela mídia local.

Nenhum comentário: