quarta-feira, 17 de janeiro de 2007

Desligando a TV

A TV é uma caixa mágica, que informa e diverte, mas também é uma caixa venenosa que desinforma e vicia. Já fui um tele espectador assíduo. Hoje estou cansado de tanta bobagem e, principalmente, da mesmice da TV.

Fuçando a internet acabei encontrando uma página que é bem interessante para quem tem filhos ou contato com crianças. Chama-se Desligue a TV e traz informações importantes do que esta caixa mágica pode fazer com elas. Claro que não se trata de um movimento de banir a TV, mas de utiliza-la de uma forma mais inteligente.

Outra página complementando esta idéia é a "Crinaça e Consumo" que mostra a influência da mídia no comportamento do público infanto-juvenil.

Não quero com isso dizer que a TV é um mal, pois existem programas muito bem feitos e é um excelente veículo para informar, entreter e até educar. Porém a publicidade está usando este público de uma forma muito perversa. As crianças de quatro anos não distinguem muito bem o programa da publicidade e já começam a pedir pelos produtos anunciados. Os pais, muitas vezes sem tempo para dedicar e educar seus filhos, acabam satisfazendo as vontades dos filhos e pronto, está criado o círculo vicioso do consumo.

Nenhum comentário: