terça-feira, 23 de janeiro de 2007

Cinema para Todos

Hoje em dia quase toda a verba para cinema é para produção de filmes, para festivais e mostras. Os filmes acabam sempre na mesma roda. O que está faltando é democratizar o público, levar cinema onde ele não chega e provavelmente jamais chegara, pois não é economicamente atrativo.

O dinheiro da isenção fiscal é pago por todos. Está no imposto que pagamos em cada telefonema, no combustível que usamos para nos locomover, na energia que gastamos e pagamos, ou seja, todos pagam por este investimento em cultura, que é essencial para o nosso país e para a indústria do entretenimento.

O problema é o público que usufrui deste benefício. No caso do cinema, ele fica restrito as salas confortáveis das regiões mais ricas das cidades. Tudo bem, mas o povão não pode pagar a entrada, não tem tempo, não pode chegar, não é convidado para festivais e mostras. Fica excluído, mas paga por isso. No máximo é uma exibição em praça pública ou na praia uma vez por ano e torcer para não chover.

Claro que existem iniciativas positivas para democratizar a magia do cinema, mas são tão poucas, quase sem incentivo. Procurando pela internet encontrei duas ações: a RodaCine RGE do RS e a Cine Mambembe de SP.

Se alguém conhecer outra iniciativa destas, eu agradeço a indicação, pois estou desenvolvendo um projeto para levar cinema no Sertão Nordestino, infelizmente lá não chega nada de cultura. Também abro o espaço para dicas de filmes que poderiam ser exibidos lá. Obrigado!!!

Nenhum comentário: