quinta-feira, 21 de dezembro de 2006

Sertão Nordestino

Ano passado eu tive a oportunidade de registrar uma ação social em Orobó e Machados, em Pernambuco. Foi uma experiência muito forte, pois pela primeira vez tive contato de perto com um Brasil que não tem hotéis e que ninguém gosta de conhecer. Vi um povo carente de tudo, um povo sofrido com o calor, as distâncias, a falta de transporte e com pouca perspectiva de um futuro melhor, porém um povo alegre e batalhador. Foi uma experiência muito emocionante.

Cheguei lá através de um advogado, que tem uma história muito interessante. Ele nasceu ali e já aos 10 anos era uma criança totalmente perdida, viciado em jogo, álcool, enfim, um capeta. Aos 14 anos veio para o Rio de Janeiro, onde tinha uma meia irmã, começou a trabalhar de faxineiro no "Rios". Ajudado por um advogado, foi trabalhar no escritório, estudou e com muita dificuldade, pois segundo ele era meio preguiçoso com os estudos, se formou advogado. Hoje é sócio-dono de um escritório de meio andar no Ed. Joquei Club. Mas não esqueceu suas raízes e todo ano, já são três, vai para lá e leva uma grande quantidade de presentes, uma equipe com médico, fisioterapeuta, enfermeira, funcionários do escritório e alguns amigos. Levam tudo de avião, colocam num caminhão e passam um fim de semana distribuindo todos estes "presentes".

No ano passado eu fiquei muito impressionado, principalmente com a carência da população, pois a distribuição era um grande tumulto e qualquer coisa que se dava era muito disputada. Este advogado, também adotou uma escola, dando computadores e criando algumas facilidades.
A viagem deste ano não foi muito diferente, porém encontrei tudo mais organizado. A escola tinha um parquinho para as crianças, eles organizaram um esquema para a distribuição dos presentes e a população não estava tão carente como no ano anterior. O que vi foi um povo mais feliz e bem tratado. Claro que para os nossos parâmetros continua sendo um povo pobre e carente.

Mas estou escrevendo para dizer o quão gratificante é participar de uma ação social. Esta experiência é, para mim, melhor do que passar um fim de semana num desses super resortes em algum paraíso. Pois participar desta ação é um mimo para a alma. Para saber mais sobre esta ação visite o blogue "Amigos da Educação".

Nenhum comentário: