Circular Zona Sul
Uma das coisas que mais incomoda é o trânsito no Rio de Janeiro, que piora ano após ano.
Moro em Copacabana e por aqui passa uma quantidade exagerada de ônibus e praticamente vazios. Fico pensando se não haveria alguma forma de melhorar a qualidade do transporte público desta cidade sem grandes investimentos, pois a velocidade que o metrô cresce é ridícula, uns 200 metros por ano. Assim demoraríamos uns 100 anos para construir uma rede descente na cidade.
A idéia é fazer um ônibus tipo bonde que faça o trajeto Leblon - Rio Sul, criando pontos de conexão. Ou seja, um ônibus que sai do Leblon para o centro, pegaria os passageiros no Rio Sul e o trajeto seria menor e assim para todos os outros. Seriam vários pontos de conexão. (Canal do Leblon, Bartolomeu Mitre, Jardim de Alah, Pça Nossa Sra da Paz, Bolívar, Siqueira Campos e Rio Sul).
Com isso, o tempo do trajeto por estes bairros diminuiria substancialmente, além de diminuir também a poluição sonora e a queima de combustível. O serviço circular custaria o mesmo preço de uma passagem normal, mas o usuário pagaria uma vez só.
Exemplo: vem da Central para Ipanema. Ele paga a passagem no ônibus da Central e entra no circular zona Sul com a passagem do primeiro ônibus, na volta seria o contrário, ele paga no circular e entra no outro com o mesmo ticket.
As obras necessárias seriam apenas na frente do Rio Sul, pois os ônibus que vêm do centro teriam que fazer o retorno, e como são muitos, seria melhor ter mais de um ponto de conexão.
No mapa as linhas amarela (ida) e azul (volta) são os trajetos do circular Zona Sul, já os de cor laranja e vermelho são os outros ônibus, que fariam as conexões.
Depois de implantar este projeto, o próximo passo seria o outro lado: Botafogo - Jardim Botânico e Gávea. Se nada fizerem vamos precisar cada vez mais de tempo para ir de um ponto ao outro, seja usando carro ou ônibus, queimando mais combustível e deixando os cariocas mais irritados.
Um comentário:
Oi,Peter. Em Petrópolis, essa sua idéia funciona desde 1990, com as chamadas estações de transbordo - ou integração. Ao todo, por enquanto, são quatro estações. O melhor é que você só paga a passagem uma vez. Não é um luxo? O problema é que em geral as empresas de ônibus resistem porque acham que vão reduzir seus lucros. Adriana
Postar um comentário