quarta-feira, 15 de novembro de 2006

Cabala III

Continuo o relato do curso sobre Kabbalah que estou fazendo. Na última aula, a quarta, ficamos mais tocados. Como disse antes, o “satán” está dentro de nós e trabalha sem parar com o objetivo de fazer com que nosso ego venha à tona e assim tirar-nos da luz.

Nesta aula o professor foi direto ao "satán" que temos dentro de nós. Estamos aqui para receber luz, energia e merecer o que recebemos, mas às vezes nossos atos nos deixam no escuro. É neste momento que o "satán" está atuando. Explico: quando reagimos a algo imediatamente. Por exemplo, brigamos com alguém próximo por defender uma posição política ou futebolística. Neste momento estamos ficando com menos luz. Não ganhamos nada em "vencer" uma discussão boba, o resultado é apenas uma sensação de vitória do próprio ego e o fomento da raiva do outro lado.

Por exemplo: uma discussão no relacionamento, muitas vezes é por uma bobagem, mas a vontade de impor a sua versão, controlar a outra pessoa, acaba deixando um clima negativo, neste momento ambos estão se afastando da luz e ficando mais suscetíveis a intempéries do mundo externo.

A outra coisa que se falou é que a preguiça, a falta de vontade e o comodismo também são ações típicas do "satán". Tipo, vou ligar depois para aquela pessoa que tenho um compromisso, vou deixar para depois este problema que tenho para resolver, etc... Toda vez que deixamos de ter a iniciativa de resolver estamos ficando mais longe da luz. Outro exemplo claro é o vício. Se você não deve comer doce para não engordar ou por diabete e se deixa levar por este prazer está deixando seu lado negativo atuar. Come e depois vem a culpa.

Resistência, essa foi a palavra que aprendemos. Uma lâmpada tem um lado positivo (+), um negativo (-) e uma resistência. A resistência é a que ilumina, se você receber mais carga ela irá explodir, na explosão tem mais luz, pois é um flash, mais depois vem a escuridão. Quando aparece algo sensacional, um negócio da china, uma tentação e vamos em frente, logo teremos a explosão do prazer, mas depois vem a escuridão.

Claro que isso não é nenhuma novidade, mas temos que lembrar dessas coisas básicas, principalmente para não ficar reclamando que a vida não é generosa, que temos azar, porque tal coisa foi acontecer justamente comigo e por aí vai. A causa de tudo de bom ou de ruim que nos acontece está em nós mesmos.

Os cabalistas nos ensinam como controlar os impulsos, e com isso pode melhorar nossa vida, pois segundo eles, estamos aqui, nesta situação, diferente de um rei ou de um miserável, porque cada um tem uma história espiritual e o objetivo durante a vida é melhorar. Nada de ficar escondido ou se isolar numa montanha. Estamos aqui para superar nossas limitações e ser um indivíduo melhor do que na outra vida. E assim por diante.

Como fazer isso? É simples, basta identificar no seu dia-dia situações que você se deixa levar pelo mau, pelo ego e pela vaidade. Quando você parar por alguns segundos para pensar antes de fazer um ato que te dará um prazer imediato e depois uma grande ressaca ou frustração, você estará carregando sua alma de luz e coisas melhores devem acontecer, pois luz chama mais luz. É só identificar, parar e, com isso, ter uma atitude pró-ativa. Simples não é?

Nenhum comentário: